sábado, 20 de setembro de 2008

Cariocas - Adriana Calcanhoto.

Olha só, ser carioca é isso, todo carioca começa uma frase assim: Olha só... Então, também puxam no R., e o S. têm o som de x, e quando estão perto de um paulista, fazem isso com mais vontade, e também enchem a pizza de catchup e mostarda.
Cariocas fazem festa quando o inverno esta acabando, festa com bolo e docinhos e um chopinho para variar, mesmo que esteja no sul e não tenha convidados, consegui fazer a festa sozinho, em termos, precisa de um PC, uma Web Can, uma cerveja, e um amigo do outro lado, esta perfeita, carioca sempre dá um jeito, para não ficar triste.
Apaixonam-se por a, b e c, enfim, são os planos para nunca estar só, um tem que dar certo, é uma equação, assim como a depressão do carioca no inverno, principalmente se estiver no sul e nenhum carioca a seu lado para "bebemorar" sua tristeza.
Cariocas e vinho deveriam sempre estar distantes, nunca dá certo esta combinação, após a segunda taça, já estará chamando o anfitrião de papai, ou meu irmão, vai apertar, abraçar, beijar, enfim, cariocas são carentes,nascem carentes, e o vinho faz algo com seus neurônios que é quase inexplicável. Cariocas amam, amam muito, e quase morrem de amor, se não fosse uma boa balada, um samba com letra de "C" bom, "gente traída", e um amanhecer na praia, penso mesmo que morreriam de amor. Mas, como para todo bom carioca tudo nesta vida tem jeito... cariocas gostam de beijo na boca, feijoada, samba no pé e muitas risadas. Para um carioca basta saúde e amor, o resto corre atrás.
Um bom carioca torce pela Mangueira, chora no Show da marrom “Alcione", conhece o bar do Oswaldo, sofre pelo Botafogo, ama carnaval, vai à praia no fim da tarde para aplaudir o por do sol, adoram gente, são alegres e divertidos a maior parte do tempo e quando estão tristes escondem-se, tem sempre uma boa história alegre para contar, ainda que seja em velórios. São parceiros, bebem mate leão na praia, e comem biscoito globo. Andam no calçadão pulando ... preto, ou branco, são as pedras... Quando ficam deprimidos vão ao calçadão sentar no banco com Drummond,e contam suas mágoas,e chegam mesmo a dizer que o viram sorrir.
Cariocas são assim... não tem jeito,ainda que não esteja em sua cidade, sempre lê os jornais, e acompanha as programações de lazer.Precisa estar atualizado.
Penso que os cariocas, devam estar em festa, afinal estamos na reta de largada para a primavera, e espera ai... acho que escutei meu nome...Olha só, os convidados estão chegando...

3 comentários:

Anônimo disse...

"Eu queria estar na festa, pá..."
Com ou sem cheirinho de alecrim, como pedia o Chico, aqui me declaro rendido a este texto excelente. Só faltou mesmo um cheiro. Qual é o cheiro do Rio?

Cris disse...

Olha só... o cheiro do Rio ? O Rio tem cheiro de hortelã,de capim limão,terra molhada,maresia,calor,
paixão...uma mistura danada,tem dendê,com chimarrão,queijo coalho,e doce de leite...depois ainda tem o sushi e o churrasco, a feijoada e o bacalhau,o pescado,o caranguejo,e seu primo siri, e por ai segue...tem de tudo um pouco até chukrute.
Ah,o Rio tem cheiro de saudade!

Anônimo disse...

Eu também gostaria de estar presente, cris.Então não me convidaste?
Olha continua a escrever os teus textos, pois cada vez te vejo com mais nitidez.
Beijoca,"menina dos olhos d'água"