quarta-feira, 22 de abril de 2009

Emilio Santiago - Verdade chinesa - Subt. español

Há aqueles dias em que a vida complica.
A tal equação matemática mais parece uma pegadinha. Ou, o raciocínio lógico, tornou-se lúdico. E vem aquela vontade de fugir de si mesmo.
E a cabeça gira com todas as acusações pelas coisas que deram errado, embora reconheça os esforços, que não foram poucos, para que desse certo. Entretanto, isso não resolve o tal problema matemático.A soma não está dando certo.Então,talvez seja melhor deixar para outro dia ,onde talvez os números entrem em acordo comigo.
Decido então voar para minha terra, meu Rio de Janeiro, terra de gente bamba, e de samba miudinho no pé.
Por lá, quando temos esses problemas com as equações, nos juntamos aos amigos e brindamos nossas perdas com um copo gelado da lourinha. Do lado de lá, há sempre uma porta aberta com um amigo a sua espera.
E hoje faço TUM-TUM na porta do Emilio e digo: Amigo era só isso que eu queria da vida, uma cerveja, uma ilusão atrevida, que me dissesse uma verdade chinesa, com a intenção de um beijo doce na boca. A tarde cai e a noite levanta a magia. Quem sabe Emílio, a gente vai se ver outro dia.
Quem sabe o sonho vai ficar na conversa. Quem sabe até a vida apague essa promessa.
Então ouço quase o resultado da equação, naquela voz grave e doce, com sotaque carioca: Muita coisa a gente faz, seguindo o caminho que o mundo traçou,seguindo a cartilha que alguém ensinou, seguindo a receita da vida normal.
Amigo então responda: O que é vida afinal? Será que é fazer o que o mestre mandou,é comer o pão que o diabo amassou,perdendo da vida o que ela tem de melhor?
Abraço carioca, mão no ombro a conduzir: Senta, se acomoda, à vontade, está em casa, toma um copo, dá um tempo que a tristeza vai passar. Deixa para amanhã, tem muito tempo, o que vale é o sentimento e o amor que a gente tem no coração.
Depois do segundo copo a vida parece diferente,e passamos a acreditar que nenhuma equação ou tristeza resista ao samba miudinho no pé.
Valeu Emílio!



Um comentário:

Mauro disse...

Depois de verdade chinesa, sempre vem Saigon. Será verdade? Não há nada que diga que tem que ser assim.Bjs