quarta-feira, 1 de julho de 2009

Vinícius de Moraes


Soneto de aniversário

Passem-se dias, horas, meses, anos
Tudo passa Vinícius
O tempo corre sem saber porque...
Amadureçam as ilusões da vida
Hum...minhas ilusões...Umas perdi,outras esqueci,e algumas continuam meninas.
Prossiga ela sempre dividida
Entre compensações e desenganos.
Eu diria: Foram muitos os desenganos e imensa as compensações.
Faça-se a carne mais envilecida
O tempo dá conta disso.
Diminuam os bens, cresçam os danos
Já fiz essa equação.
Vença o ideal de andar caminhos planos
Ah eu venci esse desafio.
Melhor que levar tudo de vencida.
Concordo poeta.
Queira-se antes ventura que aventura
Aprendi cedo esse segredo
À medida que a têmpora embranquece
Chegarei lá.
E fica tenra a fibra que era dura.
E eu te direi: amiga minha, esquece...
Não posso
Que grande é este amor meu de criatura
Isso é fato
Que vê envelhecer e não envelhece.
Sinto o que afirmas.
Agora vamos brindar poesia,a vida e ao amor:Infinito enquanto dure.
Ah meu poetinha
Também amo nessa diversa realidade
como amigo e como amante
Um amor calmo repleto de saudades
Cheio de liberdade e intenso a cada instante
Sei o que é sentir um amor maciço,concreto e sem virtude
Chamado mistério, que brota do inexplicável da vida
E por amar assim tão loucamente
também hei de morrer
por amar mais do que pude.

2 comentários:

Unknown disse...

Entrou na minha vida como um palhaço, "um palhaço de Deus", como a designou o Daniel de Sá, o seu escritor de eleição.
Entrou de mansinho com um montão de beijos , chamando-me flor e com o coração onde desabrocham leques de rosas e bemmequeres .E escusam de dizer que as rosas não têm leques e que não há bemmequeres , porque a vida sem o violino da imaginação estiola como a agonia da morte.
Entrou neste espaço de frutos e acrescentou mais mar a este mar de mim . É um mar extenso o que nela corre, mas as águas são doces e a voz é lírica e leve, aberta para a ternura. Talvez por isso se chame Teresa Cristina. É um nome lindo e musical e o seu sorriso é o de uma manhã primaveril, mesmo quando nela a chuva cai melancólica.
Nunca vi ninguém que amasse tanto e tanta gente, apesar do coração amassado. A sua vida é uma dedicação total a gente carenciada, de mundos onde a agonia escorre veneno. A Cris é mãe de três filhos já grandes, mas é uma menininha que dorme agarrada a um ursinho. Descobri isso quando a conheci. Descobri que é aí que reside o seu segredo e o seu espanto. A cris é o principezinho de saias, recusando abandonar a sua rosa e com o coração prisioneiro de um planeta que é um oceano ou talvez uma ilha onde lava a água que chora e refresca o sorriso que escalda.
Parabéns por tudo isso e pelo teu dia, Teresa Cristina, "palhaço de Deus"!

Anônimo disse...

Minhas queridas Cristina e Lia (permita-me chamá-la assim, Lia, pois aprendi a amar-te, de ver tanto carinho, amor amizade que dá à Cristina).
Primeiro à Cristina por seu aniversário, que hoje e sempre seja muito, muito feliz. Esses não são apenas os meus votos, mas de todos os teus amigos.
E parabéns à Lia por descrever tão bem a Cristina.
Um beijo para ambas.
Augusto