sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Meu cantinho - Praia do Campeche - Sul




Praia do Campeche - Santa Catarina - Florianópolis




Localizada na costa leste da Ilha, a Praia do Campeche está a 15 km do centro e a 10 km do Aeroporto Internacional Hercílio Luz. É uma praia belíssima com 5 km de extensão de areias brancas, águas cristalinas em tom esmeralda e mar agitado.

Em sua frente, a 2 km da praia, a Ilha do Campeche é um dos lugares mais bonitos de toda Florianópolis. Praia de estilo caribenho, areias brancas, águas cristalinas e transparentes, atrai mais de 30 mil visitantes todos os anos. Além de sua beleza paradisíaca, é um importante patrimônio arqueológico do Estado. São mais de 100 petróglifos, vestígios de civilizações que viveram na ilha há mais de 2000 anos. Um dos mais ilustres visitantes de Campeche foi o escritor francês Antoine de Saint'Exupéry, autor de O Pequeno Príncipe. Fascinado pelas belezas e tranqüilidade do lugar, Saint'Exupéry costumava passar semanas inteiras descansando e em contato com os nativos da região. Ele era o comandante do correio aéreo francês Latecoére, que na década de 20 fazia a rota Paris-Buenos Aires, e usava a praia como campo de pouso.


2 comentários:

Anônimo disse...

Cristina, quem esteve aí não foi o Saint'Exupéry, mas o "Zeca Perri"... Não era asim que o chamavam?

Cris disse...

Tens razão Daniel, há um livro que fora escrito por um parente, agora não recordo ao certo o grau de parentesco, enfim, do amigo mais chegado ao Saint'Exupéry,aquele que o hospedava aqui no Campeche, e conta os "causos desta amizade"e explica que, por conta da dificuldade de pronunciarem o nome, o batizaram de Zeca Perri.
A avenida principal do Campeche,chama-se: Pequeno Príncipe, e há um campo(onde ele fazia os pousos) com uma homenagem ao Zeca Perri, e todos o conhecem como o campo do Pequeno Príncipe.