terça-feira, 11 de agosto de 2009

Aguardando o milagre...


Passamos da metade do ano... E apenas hoje,me dei conta disso.
Estou aqui, novamente aceitando o convite para uma partida de xadrez.
Preferia mil vezes a suavidade de uma valsa, porém, tenho estado longe dos salões.
Lembro-me vagamente de algumas promessas e planos que fiz ao me olhar no espelho um pouco antes de mudar o calendário.
- Tudo bem... Fico com as pretas. Vou jogar na defesa.
Não sei se o tempo está passando rápido demais ou tenho andado com o freio de mão puxado.
Onde estão as mudanças?
Gente perder dói muito... Dói pra valer.
Não falo de uma partida de xadrez.
Perdi coisas essenciais que faziam com que os meus dias fossem bordados num tecido especial.
-O abraço de domingo. Ah o abraço de domingo! Significava: Estou aqui.
Como tem sido difícil amanhecer aos domingos!
- As flores do campo. Por Deus, como sinto falta da doçura das flores do campo! Elas traduziam: Eu te amo... Você é especial.
Olho para o tabuleiro... O que estou fazendo?
Deixei meu cavalo mais vulnerável do que meus piões. O bispo humilhado e a torre rachada. Não consigo concentrar-me.
Estou concluindo que junto com as flores desapareceram as surpresas, as canções, aqueles telefonemas fora de hora e relâmpagos, os emails coloridos, os bilhetes, os corações desenhados no embaçado do espelho.
Os livros silenciaram... E o coração de tão quieto parece morto.
Grito com a minha rainha: Amar é contra lei. Você está perdida. Ninguém deseja uma rainha com emoção. Concentre-se e cuide de seus passos: pretos e brancos.
Ignoro o seu olhar de decepção. Aceito a partida para continuar em movimento.
Não sei por onde andei todo esse tempo... A única certeza que tenho, é que ando em descompasso com o destino. E que preciso de um novo caminho, pois a poesia agoniza no tabuleiro, o sonho enfraqueceu. Percebo que vou desaparecer com eles.
Conheço os acenos dessa vida previsível.
Estou em xeque... Já não me importo.
Ainda posso prolongar a partida.
Enxergo claramente o tabuleiro, vejo a poesia escorrer pelos olhos do rei, tão vulnerável e sonhador... Faço silencio. Duas manobras e estará liquidado.

Esqueço as lágrimas do rei vencido,
Prendo meu olhar insistentemente na esquina onde dobraram as últimas flores, rezo baixinho na esperança que acorra um milagre... que o destino volte a sorrir pra mim.
Preciso acreditar que uma hora dessas, vou ouvir os sinos, vou ganhar uma nova “nossa” canção, versos quentes sussurrados ao pé do ouvido, que reapareça o bruxo dos meus sonhos de menina, que surja em brasas o cavalheiro dos meus pensamentos insano, um convite para pescar siri, andar descalça na areia, tomar banho de chuva e namorar.
Aguardo o olhar, aquele olhar que devolve a vida, que faz com que um dia seja diferente do outro.
Que te faz contar as horas, brigar com o relógio, dirigir cantando, tecer versos de madrugada, ou planejar uma viagem.
- Xeque-mate... Que diferença faz???
Eu ainda creio em milagres.

10 comentários:

Anônimo disse...

Amiga
Não é milagre receber o que merece.
Por onde tem andado menina Cris???
O inverno já vai passar.
Soube que o Twingo esteve na UTI...
Cadê o Daniel?

Mauro disse...

Bom, tranformou em crônica, como vês valeu a pena ficou muito bom!!!!
Essa senha...
Bjs

Cris disse...

Olá anjo
Bom saber que veio verificar o que faria com aquela senha.
Agora confessa: Cariocas tem um jeito especial de sentir saudades não é???
Acho que vou escrever sobre isso...Tipo: cariocas apaixonados fazem manha...Tomam porrete...Fazem festa para espantar a dor de cotovelo e terminam a noite com samba canção... Juram que a paixão dura apenas três dias,e escrevem cartas de amor por anos a fio,sem nunca colocar no correio....e outras coisas mais.
E quando ficam sem grana e com o carro na UTI,acreditam que tudo se resolve se for pescar siri...(pescar siri é tão maravilhoso quanto uma declaração de amor esperada)Ainda que seja necessário uma dose de conhaque antes,para enfrentar o frio , ou para encorajar...
Ah...Também acreditam que não há problema insolúvel que um chopinho não ajude na concentração e não há maior felicidade que um beijo na boca.
Cariocas também são carentes precisam ouvir:Eu te amo.
Isso resolve tudo.Até o Twingo já está condicionado.
Valeu por ler os rascunhos... E obrigada por ser o meu anjo.Isso faz toda diferença em minha vida.
Anjo de verdade faz essas coisas,manda um oi,meio que adivinhando que está do outro lado em OFF,se derramando num rascunho meia boca.Perdendo para uma formiga.
Beijos meu anjo e muito obrigada por existir.

Anônimo disse...

Querida amada e amável Cris.
É impossível não amá-la.
Você é única,e quem me dera ter uma pequena chance de estar em sua vida ocupando o lugar do tal rei.
Vejo que tem uma amiga Lia a quem denomina ser seu Lar,vejo que tem um anjo que não compreendo muito bem o seu lugar,sei que está lá,e tem o Daniel que também não entendo muito bem o lugar que ocupa em sua vida.O que percebi é que ocupam um bom espaço em seu coração,só não entendi qual a posição no campo.
Uma pergunta muito importante:
Cadê o namorado dessa poetisa sonhadora irrecuperável? Dessa mulher guerreira, maravilhosa, linda,inteligente e encantadora?
A enfermeira mais linda ,doce e alegre que conheci.
Caso a vaga de namorado esteja desocupada,adianto que não sou alérgico a flores do campo,e posso aprender a pescar siri.
Decoro os versos do Vinícius e aprendo tudo sobre cariocas.
Vou estudar sobre essas ilhas que tu amas tanto.
Então???
Cristina Vianna é minha atriz e escritora predileta. E o ser humano mais lindo que conheci em minha vida.
Se não puder ocupar a vaga de namorado,prometo me conformar com a vaga de amigo.E torcer para que quem ocupe ou esteja ocupando a vaga, seja merecedor da mesma.
Edson.
Ps.Por que não responde aos meus emails?

Cris disse...

Edinho
Pega leve na gozação.
Isso é feio.Fica tentando me complicar.
Não transfira sua DDC para mim.

Daniel disse...

Anónimo
Estou aqui. Extasiado com a beleza das palavras e dos sentimentos. E a lembrar aquela quadra de um autor brasileiro que é a minha preferida - a que fala da beleza da tristeza.
Um abraço para a Cristina. Outro para ti.
Daniel

Elisabete disse...

E os milagres existem, minha querida.
Um grande beijo

Unknown disse...

Estive lá e estive contigo.Estou exausta.Acabei de chegar e ainda preciso de uns dias para interiorizar tudo o que vi.
Foi tudo real?
Não sei.
De que terra regresso?

O TEU LAR.

Cris disse...

Daniel meu querido
Você não é desse mundo.
Obrigada.
Elisabete
Obrigada pela visita e pela força amiga.
Lia
Como é bom saber que meu lar voltou... Como sinto sua falta!
Não tenho essa resposta querida.
Nada parece real,e é impossível não perder parte de nossas almas naquelas ilhas,e não amar os Açorianos.
Beijos te espero com saudades.

Elisabete disse...

Ibel,
Já de volta? Amanhã parto eu para lá. Bom regresso!
Eu acho que aquelas ilhas é que são reais. A natureza obriga-nos a sentir o todo a que pertencemos e liberta-nos, por instantes, da maluqueira a que chamamos vida.
Cris,
É impossível, de facto, não deixar lá parte da nossa alma. A minha ficou para sempre e quase por inteiro.
Beijos para as duas